CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
A E3 solution busca o entendimento literal dos conceitos que é fundamental para que se possa iniciar qualquer projeto e assim estimar as reais entregas. Criatividade e inovação são palavras que tem mostrado as distorções conceituais por seu uso inadequado do conceito gerando uma serie de investimentos nas corporações com estratégias mal elaboradas e bem implementadas, resultando em prejuízos financeiros e de imagem principalmente. Por isso neste eixo trazemos os conceitos e onde podemos relacionar os possíveis entregáveis.
O que é criatividade
A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar, do verbo infinitivo creare. E, de acordo com o dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como “a qualidade ou característica de quem […] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar”. O dicionário Aurélio define criatividade como “capacidade criadora, engenho, inventividade;
O ambiente não é criativo e sim as pessoas, mas um ambiente estruturado, uma cultura voltada para a criatividade e tempo dedicado para isso, proporciona políticas de melhoria contínua nas corporações, aumentando ganhos nas operações e competitividade. O “Método do Cérebro Integral” implementado pela E3 Solution identifica as mentes com dominância cerebral para a criatividade, desenvolve soluções customizadas potencializando estas mentes criativas com objetivos específicos e métricas para a elaboração do plano de viabilidade e implementação das ideias.
O que é inovação
Vamos entender primeiro o que é inovação? Muito se fala, mas nem todos sabem qual a origem do conceito, que é conhecido desde século XVIII, onde Adam Smith estudava a relação entre acumulação de capital e a tecnologia de manufatura, examinando conceitos relacionados à mudança tecnológica, divisão do trabalho e competição.
Já no século XX, Joseph Schumpeter elaborou a teoria do desenvolvimento econômico e destacou o papel da empresa e dos empreendedores. Schumpeter abordou os aspectos técnicos, mercadológicos e organizacionais. De acordo com essa teoria, existem cinco tipos de inovação:
- Introdução de um novo bem;
- Introdução de um novo método;
- Abertura de um novo mercado;
- Conquista de uma nova fonte de matéria-prima; e
- O aparecimento de uma nova estrutura de organização.
A teoria de Schumpeter sustenta que o sistema capitalista progride por revolucionar constantemente sua estrutura econômica: novas firmas, novas tecnologias e novos produtos substituem constantemente os antigos. Assim, o autor se refere basicamente às inovações radicais, ou seja, aquelas que causam um grande impacto econômico ou mercadológico
Assim, a E3 Solution desenvolve o escopo e o plano de viabilidade de projetos de inovação, entendendo os interesses da empresa e compatibilizando com a realidade financeira, políticas e estruturais da empresa. Um escopo bem definido com os detalhamentos necessários e com uma linguagem entendida por todos os stakeholders é de fundamental importância para a implantação das estratégias e o gerenciamento do projeto de inovação.
Contato
contato@e3solutionbr.com.br
(48) 99192-4808
Rua Desembargador Pedro Silva, 540 | Sala 603 | Edifício Jaime Scremin | Bairro Michel | Criciúma | SC